1º de Dezembro

Dia Mundial de Combate à AIDS

Nesta quarta-feira, 01, é celebrado o Dia Mundial de Combate à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), causada pelo HIV.

No entanto, 2021 marca os 40 anos da descoberta do primeiro paciente infectado por este vírus no mundo e, desde então, muitas pesquisas científicas buscaram formas de controlar o agente infeccioso e colocar um fim nesta pandemia.

No Brasil, a data também é o ponto de início do Dezembro Vermelho, uma campanha de conscientização para o tratamento precoce desta síndrome e também de outras doenças sexualmente transmissíveis. O mês de dezembro foi escolhido pelo Ministério da Saúde em decorrência do Dia Mundial de Combate à Aids, e a cor vermelha é referência à cor do laço que serve como símbolo da luta contra a patologia.

Segundo levantamento da UNAIDS (programa das Nações Unidas), 37,6 milhões de pessoas vivem com HIV no mundo. Em 2020, 73% desse grupo tinha acesso ao tratamento antiviral, o que representa 27,4 milhões de pessoas. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que aproximadamente 936 mil pessoas vivem com HIV.

Hoje existem tratamentos disponíveis que garantem a qualidade de vida, mas ainda precisam ser ampliados para todos. Além disso, há descobertas, estudos científicos ou iniciativas que podem revolucionar o tratamento contra o HIV para milhões de pessoas que convivem com o vírus em todo o mundo.

Enquanto isso, a prevenção é o melhor o remédio contra o HIV.