CAMPANHA

Sesmt da Santa Casa de Ourinhos realiza campanha Outubro Rosa

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) da Santa Casa de Ourinhos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, deu início na última segunda-feira, 07, a campanha Outubro Rosa, com o objetivo de prevenir o câncer de mama e do colo do útero junto as colaboradoras do hospital.

Durante todo o mês, as colaboradoras da Santa Casa de Ourinhos, com idade entre 20 a 65 anos, são convidadas a realizar a coleta do exame preventivo ginecológico (PAPANICOLAU), para detectar o câncer de colo de útero e outras patologias, como por exemplo: candidíase, HPV, Gardnerella entre outros. A coleta acontece na maternidade.

Para realizar essa coleta é necessário algumas recomendações como: não estar no período menstrual; não estar em uso de óvulos ou pomadas ginecológicas; não ter relação sexual 48 horas antes do exame; e não realizar ducha íntima antes do exame.

De acordo com a enfermeira do Trabalho do Sesmt, Rosana Mozer E. Machado, a adesão das colaboradoras tem aumentado todo ano, diante da importância da campanha que é realizada mundialmente. “Temos notado que a cada ano um número maior de colaboradoras tem aderido a nossa campanha e realizado os exames. É importe isso, porque é a melhor forma de trabalharmos o surgimento de um câncer é por meio dos exames preventivos. Quanto mais cedo se diagnostica um câncer, maiores são as chances de se tratar e curar”.

A enfermeira Rosana Mozer ressaltou que ao longo das campanhas, felizmente nenhuma colaboradora foi diagnosticada com câncer do colo do útero. “Tivemos apenas um caso de HPV e que não era maligno. Mas esses exames realizados também contribuem para diagnosticar outros tipos de doenças de origem ginecológicas”.