CAMPANHA

Equipe Multidisciplinar da UTI Infantil da Santa Casa realiza ações pelo Dia Mundial da Prematuridade

A equipe Multidisciplinar da UTI Infantil da Santa Casa de Ourinhos promoveu ao longo da última semana uma série de ações em comemoração ao Dia Internacional da Prematuridade e ao Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade.

Uma das ações foi reservada aos pais dos bebês prematuros internados na Santa Casa de Ourinhos, que receberam diversas orientações e cuidados principalmente no pós-alta hospitalar.

Já os colaboradores da UTI Infantil participaram de treinamento e capacitação com palestras ministradas pela Dra. Simone Pozzer, Dr. Ronaldo Canizella, Fisioterapeuta Mahara Proença e Fonoaudióloga Nilce Almeida Mattos.

Em novembro, além do Dia Internacional da Prematuridade, celebrado no dia 17, é também comemorado o Novembro Roxo, uma referência ao Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade. O objetivo é alertar sobre o crescimento de números de partos prematuros e como preveni-los, além de informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, família e para sociedade.

O Brasil está entre os 10 países com o maior número de nascimento prematuro. Segundo informações da ONG Prematuridade, no país, 340 mil bebês nascem de maneira prematura a cada ano, o equivalente a 931 por dia ou a 6 prematuros a cada 10 minutos. Alguns destes bebês não sobrevivem ou ficam com sequelas. São considerados prematuros (ou pré-termos), os bebês que vem ao mundo antes de completarem 37 semanas de gestação.