Comemoração

UTI Infantil da Santa Casa de Ourinhos completou 30 anos

No último dia 13 de janeiro, a Unidade de Terapia Intensiva Infantil da Santa Casa de Ourinhos completou 30 anos de atividades. Ao longo dessas três décadas, o setor tem recebido cada vez mais investimentos e novos profissionais para oferecer um atendimento de qualidade e de excelência para os bebês e crianças que necessitam de cuidados intensivos.

O início das atividades da UTI Infantil ocorreu no dia 13 de janeiro de 1990, por absoluta necessidade, já que havia uma criança gravemente enferma que necessitava de tratamentos intensivos. Até então as crianças de estado grave de Ourinhos e região morriam ou eram com muitas dificuldades removidas para centros médicos maiores.

Foi por meio dessa necessidade que o pediatra Dr. José Luiz de Lima convidou o colega de profissão, Dr. Éder Carvalho de Sousa, para coordenar e desenvolver um trabalho, com a missão de construir uma Unidade de Terapia que prestasse atendimento adequado com qualidade técnica, humanizada e salvasse vidas que estavam apenas começando. A partir dai, Dr. Éder teve o apoio de Dr. José Luiz e Dr. Ronaldo Canizella, para organização do serviço qualificado.

A UTI Infantil começou em um quarto improvisado, porém motivado pelo desejo de construir uma unidade médico-hospitalar que tratasse de um serviço de qualidade aos pequenos pacientes gravemente doentes que necessitassem dos cuidados intensivos.

Não foi uma tarefa fácil, sabidamente, mais difícil foi montar uma UTI que requer uma área específica, equipamentos de monitorização e suporte vitais caríssimos, além de manter suas necessidades de recursos de diagnósticos e tratamento, e que têm alto custo constante.

No segundo semestre de 2019, a UTI Infantil foi transferida para um novo espaço e agora completa a estrutura do Centro Materno Infantil. A nova UTI possui uma estrutura mais ampla e moderna, o que garante um melhor atendimento aos bebês. Além disso, o local conta com uma decoração que torna o espaço mais leve e acolhedor.

A UTI Infantil da Santa Casa de Ourinhos é uma área mista, onde atende recém-nascidos, lactantes, pré-escolar e escolar (até 14 anos), possui 10 leitos sendo 07 na área aberta e 03 para isolamento, dos quais 06 leitos são destinados ao atendimento dos usuários do SUS e 04 leitos a convênios e particulares.

A equipe médica é formada por 10 pediatras, com especialização em Neonatologia e Pediatria, já a equipe de enfermagem é composta de 01 Enfermeira Supervisora, 05 Enfermeiras Assistenciais e 28 Técnicas de Enfermagem, além da equipe de fisioterapia composta por 05 Fisioterapeutas,1 Fonoaudióloga e apoio do serviço de Psicologia.

Ourinhos tem se mantido com os menores índices de mortalidade infantil do Estado de São Paulo e do Brasil, por várias ações, mas, sem dúvida, muito se deve a UTI Infantil, que é um motivo de orgulho para a Santa Casa, no atendimento prestado a toda população ourinhense.