Coronavírus

Tabagismo é fator de risco para a COVID-19

A Santa Casa de Ourinhos traz uma importante recomendação para aquelas pessoas que ainda não conseguiram largar o cigarro. Essa atitude é ainda mais importante nesse momento de pandemia do Coronavírus.

O tabagismo é fator de risco para a Covid-19. Devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença. Parar de fumar pode reduzir risco de desenvolver a forma mais severa da Covid-19.

Diante disso, a Divisão de Controle do Tabagismo do Instituto Nacional de Câncer (INCA) redigiu uma nota com orientações para ajudar você a parar de fumar.

Para ajudá-lo, siga as seguintes orientações:

1. Marque uma data ainda esta semana para deixar de fumar.

2. Enquanto não chega o dia que você marcou, reduza o número de cigarros diariamente, começando pelo adiamento do primeiro cigarro do dia. Não fume logo depois do café da manhã, do almoço, do lanche e do jantar. Essas medidas ajudam a diminuir o número de cigarros e vão preparando seu corpo para o dia da parada.

3. Um dia antes da data que marcou para deixar de fumar, quando for dormir, molhe com água todos os cigarros que sobraram no maço e jogue-os no lixo.

4. Não deixe nenhum cigarro para o dia seguinte porque, se tiver vontade de fumar e não tiver cigarros em casa, você terá mais sucesso, -pois dificilmente você sairá devido ao risco da contaminação pelo coronavírus.

5. Se der vontade de fumar, lembre-se que A VONTADE DE FUMAR SÓ DURA CINCO MINUTOS. Para se distrair nesses cinco minutos: ligue a televisão, tome um banho, coma uma fruta, faça um exercício respiratório... Enfim, faça alguma atividade para esse tempo passar.

6. Lembre-se que essa vontade de fumar irá diminuir à medida que os dias forem passando. Tenha paciência.

Fonte: INCA