Dia Mundial do Câncer

Médica da Unidade de Oncologia ressalta a importância dos exames preventivos e estilo de vida saudável para prevenção do câncer

4 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer. A data representa uma campanha de utilidade pública que busca prevenir milhões de mortes a cada ano por meio de ações de conscientização e educação sobre a doença.

É uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para saber mais sobre o câncer e ações de prevenção da doença, conversamos com a médica oncologista da Unidade de Oncologia da Santa Casa de Ourinhos, Dra. Ana Beatriz Maringolo Pioltini

- Quais os principais fatores causadores do câncer?

Dra. Ana Beatriz: Quando falamos de câncer, não falamos de uma doença única e sim de um conjunto de doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células determinando a formação de tumores. Desta maneira, dependendo do tipo de câncer, temos fatores de risco diferentes, um exemplo é a exposição solar e o risco aumentado de câncer de pele. Porém, há alguns fatores comuns para vários tipos de câncer como, por exemplo, o álcool, tabagismo, obesidade, radiações, hábitos alimentares como uma dieta rica em açúcar e gorduras, entre outros.

- O número de doentes vem aumentando no país?

Dra. Ana Beatriz: Infelizmente, o câncer vem avançando no país e o número de casos registrados só vem aumentando. Para o Brasil, segundo dados do INCA, estimam-se 59700 casos novos de câncer de mama (câncer mais frequente nas mulheres no Brasil) para cada ano do biênio 2018-2019. Uma justificativa para esses dados são as mudanças no estilo de vida, envelhecimento progressivo da população (já que é uma doença mais incidente nos extremos da vida) e os avanços da oncologia e da medicina, favorecendo o diagnóstico da doença.

- Existem atitudes “anti-câncer” que as pessoas podem tomar?

Dra. Ana Beatriz: Basicamente, as medidas anti-câncer baseiam-se na adoção de um estilo de vida saudável, incluindo cessação do tabagismo e etilismo, alimentação equilibrada e atividade física. Não podemos esquecer também da proteção solar e da realização de exames diagnósticos preventivos.

- Os tratamentos conta o câncer têm avançado?

Dra. Ana Beatriz: Acredito que um dos maiores avanços da medicina encontra-se na área da oncologia. Atualmente, vários novos tratamentos estão sendo lançados, como a imunoterapia e terapias de alvo molecular, visando um maior combate a doença com redução dos efeitos colaterais relacionados ao tratamento.

- A descoberta precoce da doença ajuda no tratamento?

Dra. Ana Beatriz: Quando se fala em câncer, o diagnóstico precoce é de extrema importância, na medida que promove redução da mortalidade, aumentando assim as chances de cura. O rastreamento do câncer se faz por meio de exames, por exemplo, nos casos de câncer colorretal, os mais comuns são o sangue oculto nas fezes, a sigmoidoscopia e a colonoscopia (exame padrão). Para a população em geral, esse exame deve ser realizado a partir dos 50 anos, caso tenha casos na família esse exame deve ser realizado antecipadamente. No caso do câncer de mama, a mamografia é o exame que tem eficácia comprovada na redução da mortalidade do câncer de mama.

- Quais tratamentos contra o câncer são realizados na Unidade de Oncologia da Santa Casa de Ourinhos?

Dra. Ana Beatriz: São realizados a maioria dos tratamentos oncológicos disponíveis no Brasil, incluindo radioterapia, radiocirurgia, quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia, dentre outros.

- Quais os principais tipos de câncer são tratados na Unidade de Oncologia?

Dra. Ana Beatriz: Basicamente, os prinicipais tipos de câncer tratados na nossa unidade incluem os cânceres mais prevalentes na população, incluindo câncer de mama, próstata e colorretal.