Hospital escola

Santa Casa de Ourinhos inaugura Centro de Ensino “Enfa. Eliska Sedlák”

O dia 31 de janeiro ficará marcado na história da Santa Casa de Ourinhos. Após décadas, o hospital concretiza um antigo sonho e retoma as atividades na área da formação profissional. A partir de março, estará em pleno funcionamento o Centro de Ensino “Enfa. Eliska Sedlák”, que terá como objetivo inicial formar profissionais de nível técnico, por meio de um ensino com ênfase na área hospitalar.

A inauguração do Centro de Ensino, que fica situado na praça Dr. Hermelino Agnes de Leão, em frente ao hospital, aconteceu na manhã de sexta-feira, 31 de janeiro. Participaram da solenidade o presidente, Celso Zanuto, diretores colaboradores do hospital, a homenageada Enfa. Eliska Sedlák, a diretora da escola Eleida Maísa Zanuto, a secretaria de Saúde, Cassia Palhas, os vereadores: presidente Enfermeiro Alexandre, Alexandre Zóio e Raquel Spada, o Diretor da Faculdade Estácio de Sá Leandro Mendes Lopes e outras autoridades.

O Centro de Estudos e Formação Profissional irá, neste primeiro momento, ofertar o curso de Técnico em Enfermagem. As inscrições já foram abertas e mais de 400 pessoas se inscreveram. Nas próximas semanas será realizado o processo seletivo para preencher as 20 vagas da primeira turma. O curso terá quatro módulos semestrais, com aulas de segunda a sexta das 19h10 às 22h40, e terá duração de dois anos. As aulas estão previstas para começarem em março.

A Santa Casa de Ourinhos, com o compromisso de formar profissionais para atuar na área de técnica de enfermagem, terá no corpo docente professores extremamente preparados, conteúdo didático e prático de excelência. Um detalhe importante é que os alunos farão o estágio no hospital.

Além disso, o Centro de Ensino possui uma estrutura completa composta por salas de aula, Laboratório de Informática, Laboratório de Anatomia e Enfermagem, Biblioteca e demais espaços como sala de professores, assessoria pedagógica e refeitório.

Celso Zanuto falou da felicidade de conseguir tirar do papel mais um projeto que foi sonhado durante décadas. Para o presidente da Santa Casa, o Centro de Ensino buscará novos profissionais de nível técnico, que sejam capazes de assumir seu papel como agentes de saúde com ênfase no ambiente hospitalar. “Não queremos concorrer com ninguém, mas queremos elevar o nível de conhecimento prático para ter um profissional preparado para o trabalho”, disse ele que também citou outras especialidades como técnicos de Raio-X, Nutrição Hospitalar e Cuidados Paliativos como futuros cursos a serem implantados.

O presidente aproveitou para anunciar que os alunos que tiverem nota máxima no primeiro ano poderão ficar isentos da mensalidade, e aqueles que somarem boas médias poderão, após se formarem, iniciar com trabalho remunerado no hospital.

Eleida Zanuto, que possui mais de 33 anos de trabalho e experiência na direção pedagógica, agradeceu o convite da Santa Casa para ser a diretora do Centro de Ensino e enfatizou que os alunos terão uma formação profissional humanizada. “Fui recebida com carinho por uma equipe competente e comprometida, que busca formação humanizada e atendendo de forma eficiente. Estou feliz por fazer parte desse projeto. Os nossos futuros alunos podem esperar uma formação humanizada, com profissionais competentes, o que a gente vai propor no curso é uma formação onde eles realmente possam dar o melhor e que possam atuar dentro da área da Santa Casa”.

Eliska Sedlák ficou emocionada com a homenagem e feliz pela Santa Casa retomar a escola de formação. “É uma grande honra ter o seu nome designando em uma escola voltada ao ensinamento na área da saúde, que é meu projeto de vida, pois me dediquei a atender pacientes e ensinar enfermagem, seja no hospital, na rede pública ou nas escolas. Fico feliz com isso, mas minha maior alegria não é somente essa, mais a existência e a fundação de uma nova escola de enfermagem. Há 43 anos quando cheguei na Santa Casa, a primeira escola havia sido fechada. A Santa Casa ficou esses anos todos dependendo das escolas da cidade e agora vai ter a possibilidade de formar profissionais dentro da sua linha de conduta e do seu trabalho ético, profissional”.