Humanização

Pacientes internados na Santa Casa de Ourinhos recebem mensagens motivacionais nas embalagens das refeições

Proporcionar carinho, conforto e motivação em um momento difícil de fragilidade da saúde. Esse é o objetivo do projeto implantado pelo serviço de nutrição da Santa Casa de Ourinhos e que está levando mensagens positivas durante as refeições para os pacientes internados.

Todos os dias, passagens bíblicas e frases motivacionais estão sendo colocadas nas tampas das refeições, o que vem ajudando os pacientes a perceber que não estão sozinhos. “No ano passado, implantamos o piloto desse projeto. A ideia partiu de uma sugestão da voluntária Sirlei Zanuto. Recentemente, quando começamos a viver toda essa situação da pandemia, de restrição de visitas e acompanhantes, percebemos que seria importante retomar a ação”, contou a nutricionista Carolina Moura.

Esse acolhimento já tem surtido efeito e vários pacientes estão elogiando. “É uma ação de empatia, queremos mostrar para os pacientes que eles são muito importantes para nós. O momento da refeição é de alívio e prazer e vindo acompanhando dessas frases, com certeza, o conforto é bem maior”.

A alimentação tem lugar de destaque na recuperação dos pacientes internados. “A doença influencia muito no apetite do paciente. Trabalhamos intensamente a questão da humanização, da empatia e conforto. Somos responsáveis por todo o processo de cuidado com os alimentos, o preparo da refeição, as características de cada caso e queremos que os pacientes se sintam cada vez mais acolhidos”, finalizou a nutricionista.