Novembro Azul

Câncer de Próstata é a segunda causa de mortes de mortes entre os homens

Novembro é o mês dedicado à conscientização dos homens sobre os riscos do câncer de próstata, tumor mais frequente nos indivíduos principalmente após os 50 anos, excluindo-se os de pele. É também, a segunda causa de morte por câncer nessa faixa etária.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), foram mais de 65 mil novos casos dessa patologia diagnosticados no Brasil em 2020. Mais de dois terços dos casos ocorrem após os 65 anos, sendo incomum a ocorrência abaixo dos 50 anos.

O médico urologista da Unidade de Oncologia da Santa Casa de Ourinhos, Dr. Luís Felipe Vellacich Yubi, reforçou que é importante os homens realizarem o exame de rastreamento ao menos uma vez ao ano como forma de prevenção, em especial aqueles que pertencem ao grupo de risco, como da raça negra ou com histórico de casos na família.

De acordo com o urologista, o diagnóstico inicia-se pela consulta com exame PSA, que irá auxiliar na avaliação da próstata do ponto de vista laboratorial, e também pelo exame do toque, um método simples e rápido que avalia a consistência da proposta. “Nesse caso, vamos verificar a consistência e se há suspeita para eventual câncer. Em seguida, se o médico achar necessário aprofundar a investigação, serão feitos exames mais complexos para chegar ao diagnóstico”.

O tratamento para casos de câncer de próstata pode ser feito desde o acompanhamento sem tratamento agressivo, bem como a radioterapia e as cirurgias.

Segundo o Dr. Luís Felipe, dentre os tratamentos cirúrgicos, estão as técnicas laparoscópicas (cirurgia por vídeo), que é inclusive um método moderno utilizado na Unidade de Oncologia da Santa Casa de Ourinhos. “A partir da década de 70 avançaram bastante as cirurgias abertas e agora temos a técnica da cirurgia por vídeo, com punções no abdômen por onde passam a câmera e as pinças do cirurgião. Esse tratamento é disponível na Santa Casa, proporciona um tempo de recuperação mais rápido ao paciente, com retorno mais precoce das suas atividades mais habituais, e do ponto de vista estético, substituímos a incisão, que é uma vantagem, pois troca um corte por pequenas punções , evitando assim cicatrizes intensas”, explicou o urologista, que também citou o tratamento feito por cirurgia robótica e o medicamentos como hormônioterapia e os quimioterápicos, utilizados em casos avançados.

“Nas últimas décadas, quando o rastreamento do câncer de próstata se tornou mais popular, fazer os exames para diagnosticar de forma precoce, ajudou na queda do numero de casos mais graves. Porém, mesmo atualmente com o avanço no diagnóstico, 20% dos casos já são avançados, sem possibilidade de cura, somente tratamento paliativo. Por isso, diagnosticar a doença precocemente aumenta a chance de cura, gerando um tratamento menos agressivo”, disse o urologista.

A Unidade de Oncologia da Santa Casa de Ourinhos realiza diversos tratamentos e procedimentos cirúrgicos no tratamento de casos de câncer de próstata, seja pelo SUS, Particular ou Convênio. O hospital conta com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada com médicos especializados em oncologia, que auxilia em uma melhor abordagem e tratamento contra a doença.