POSSE

Santa Casa de Ourinhos empossa novos membros da CIPA

Na segunda-feira, 11, a Santa Casa de Ourinhos realizou a instalação e posse dos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para o exercício 2019/2020. O evento aconteceu no auditório do hospital e contou com a presença do vice-presidente, Rubens Vertemati, integrantes do Sesmt, além dos novos cipeiros.

A CIPA da Santa Casa é formada anualmente por uma equipe de 11 representantes do empregador e 11 escolhidos pelos colaboradores através de eleições. A enfermeira Sandra Rocha da Silva é a nova presidente indicada pelo empregador e Bruna Rosseti Speranza é a vice-presidente.

Rubens Vertemati destacou a importância do trabalho da CIPA dentro do hospital. “Desejo aos membros da CIPA um bom trabalho nesta gestão e sabiam que todos os integrantes são importantes para nós. Que a atuação seja focada na preservação da integridade física das pessoas. Nós da diretoria damos muita importância a esta Comissão e o que precisarem, podem contar conosco”.

A presidente da CIPA, Sandra Rocha da Silva, que atua na Agência Transfucional da Santa Casa de Ourinhos, promete uma boa gestão frente a comissão. “Primeiramente quero agradecer a Deus e a administração da Santa Casa pela confiança, e espero que juntamente com a vice-presidente possamos fazer uma boa gestão. Unidos ao Sesmt, acredito que alcançaremos grandes objetivos”.

A Comissão é uma importante ferramenta de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais que pretende assegurar a preservação da saúde e da integridade física e mental do trabalhador dentro da Santa Casa de Ourinhos.

A Norma Regulamentadora 5 (NR 5) do Ministério do Trabalho abrange as atribuições dos cipeiros, entre as quais a elaboração de um plano de trabalho com reuniões mensais e ações de prevenção de acidentes como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).

Outra norma que rege o trabalho da CIPA é a NR 32 que regulamenta a segurança do trabalho em serviços de saúde, atuando com ações como prevenção de contaminação no ambiente hospitalar. É necessário lembrar que a CIPA é um dos braços mais importantes da Segurança do Trabalho.