RECURSOS

Articulação junto a deputados em Brasília garante indicação de emendas para Santa Casa de Ourinhos

Ao longo dos últimos anos, a Santa Casa de Ourinhos tem recebido a indicação de emendas parlamentares de deputados federais. Os recursos garantem o custeio das despesas do hospital e também investimentos na compra de equipamentos para melhorar ainda mais a estrutura e o atendimento médico aos pacientes, sendo que mais de 80% dos casos são pelo SUS.

Os recursos indicados para a Santa Casa de Ourinhos são fruto da articulação política realizada pela diretoria junto aos deputados. Todos os anos, diretores estão em Brasília, no Congresso Federal, em contato direto com parlamentares e assessores nos gabinetes apresentando as demandas do hospital.

As emendas e o apoio dos deputados são fundamentais para manter o hospital ativo e salvando vidas todos os dias, pois a Santa Casa de Ourinhos trabalha com um déficit na ordem de R$ 700 mil por mês, já que o atendimento é quase que integralmente pelo SUS e o hospital atende um teto maior do que o contratado.

Recentemente, o administrador da Santa Casa, Fernando Abreu, esteve em Brasília e em contato com parlamentares, garantiu a indicação de mais de R$ 2,8 milhões em emendas para 2020. Desse total, a deputada Maria Rosa indicou R$ 300 mil, Capitão Augusto R$ 218 mil, Abu Anni R$ 4 milhões, Beto Mansur mais R$ 200 mil, Katia Sastre R$ 250 mil e uma emenda da bancada paulista de R$ 500 mil. Existe a expectativa de nas próximas semanas serem confirmadas novas indicações.

As visitas a Brasília feitas pelos diretores da Santa Casa têm muitas vezes o apoio do prefeito de Ibirarema, Thiago Briganó, que tem sido um exemplo na luta por verbas para o hospital. A sua boa relação com os deputados federais tem garantido a indicação de emendas. A mesma atitude é esperada de prefeitos e vereadores da região, já que a Santa Casa de Ourinhos é referência no atendimento a pacientes de mais de 60 municípios.

O administrador Fernando Abreu agradeceu os deputados pela indicação e também o prefeito Thiago Briganó pelo apoio na luta por emendas ao hospital. “Agradeço os deputados que são amigos da nossa Santa Casa e todo ano destinam uma parte das suas cotas de emendas para o hospital. Sem esse apoio seria mais difícil mantermos o atendimento aos pacientes, o pagamento de fornecedores e dos nossos colaboradores. Também temos que destacar o apoio do prefeito Thiago Briganó, que está sempre conosco em Brasília nos ajudando e auxiliando, já que possui um bom relacionamento com os deputados. Isso demonstra também uma sensibilidade com a saúde, pois os moradores da sua cidade são tratados na Santa Casa de Ourinhos”.